quinta-feira, 22 de maio de 2008

1 - INTRODUÇÃO

Qual a origem da palavra IGREJA?

Para o Apóstolo Paulo, a Igreja é um corpo do qual Cristo é a cabeça e os cristãos os membros. A palavra igreja, vem do grego e quer dizer “assembléia do povo”. Esse termo foi escolhido pelos primeiros cristãos porque os romanos os consideravam uma seita e para não serem assim chamados escolheram o nome de IGREJA.

A Igreja é, portanto, o encontro da comunidade primitiva de cristãos que se consideravam iguais, unidos na mesma fé e no mesmo Deus. Ainda não havia as divisões, era um Igreja única.


Porque CATÓLICO?

Com o crescimento e expansão da nova fé, surgindo igrejas em muitos locais e para não serem confundidos com os judeus - que não os aceitavam -, os cristãos adotaram o nome diferencial de Católicos. A fé judaica e a fé católica ficaram assim definidas como seguimentos religiosos diferentes dos judeus.

Desta forma, a comunidade cristã que aparece com o nome de Igreja Católica, significa universal, ou seja, para todos os povos, ao contrário de muitas outras religiões da época que eram restritas à países, nações ou raças. O judaísmo, por exemplo, não aceitava entre eles pessoas de outras descendências a nova religião ensinada por Jesus Cristo: “ide e ensinai a todos os povos batizado-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Muitos judeus foram batizados e aceitos como filhos de Deus e membros da nova Igreja. A circuncisão era preceito religioso, duramente rejeitado pelos judeus convertidos, criando assim grande confusão para a época. Cristo afirmou “não vim modificar a lei dos profetas”. Portanto a nova religião principia com todos os costumes já existentes, somados aos ensinamentos novos introduzidos pelo Mestre.

O que é ser APOSTÓLICO?

No ano 325, o Credo da Nicéia definiu a igreja como una, santa, católica e apostólica. A então chamada de Igreja Católica expandiu por quase todo o mundo conhecido e surge agora a necessidade de afirmar e identificar a Igreja destacando sua origem distintamente apostólica. Tal necessidade se manifesta por causa de outros grupos que vão aparecendo mas que não tem verdadeira origem ou talvez porque abriguem em sua doutrina heresias inaceitáveis. Já na época havia aparecido outras denominações que não obedeciam a tradição dos primeiros cristãos.


Como apareceram mais Igrejas?

Mais tarde, também nascidas do Espírito Santo surgiram a Igreja Ortodoxa, Igreja Luterana, Igreja Romana, Igreja Melquita, Igreja Protestante, Igreja Monofisista, Igreja Calvinista, Igreja Metodista, Igreja Batista, Igreja Adventista, Igreja Anglicana, entre outras...

Todas aparecem com nomes e épocas diferentes, porém fazem questão de afirmarem seu caráter universal, apostólico e evangélico.

Muitas ou milhares de outras igrejas surgiram, demonstrando que o Espírito Santo que desceu sobre os Apóstolos em Pentecostes, continuou através dos tempos iluminando o surgimento de Igrejas independentes e na maioria Igrejas Nacionais, conforme o costume da Igreja dos primeiros tempos. Todas essas Igrejas nascem da ação do Espírito Santo, e são distintamente de caráter católico, ou seja, universal.

Não é difícil compreender que o Espírito Santo sopra onde quer, age por sua própria sabedoria infinita, de maneira independente, soberanamente atuante naqueles que aceitam a vontade de Deus, o criador de todas as coisas. Aquele que acreditar que o Espírito Santo terminou sua obra entre nós ou que se submeteu às decisões de alguma Igreja, engana-se, pois novas e muitas outras igrejas e comunidades de fé surgirão até que o Senhor Onipotente venha.

A Igreja de Cristo é com certeza seu mais precioso e verdadeiro sacramento, sinal de salvação, porta do céu e fruto de mútuo amor entre a criatura e o Criador

Não é verdadeiro pensar que Igrejas mais antigas possuem especiais e celestes privilégios negados às suas irmãs mais novas. Talvez grupos eclesiais mais recentes estejam perto de Deus exatamente por serem novos, livres de erros e crimes do passado que não é simplesmente histórico, mas sim sangrento e vergonhoso. São Igrejas menos comprometidas com o deus criado pelos homens e mais obedientes ao Deus que criou todos nós.


Nenhum comentário: